A primeira coisa que tem que ser resolvida é qual o tipo de carro mais adequado para você. Os carros off-road andam em uma maior quantidade de terreno. Podem ser usados na grama, areia ou terra, oferecendo uma grande facilidade de utilização. Os carros on-road são feitos para andar no asfalto, são mais baixo, mais aerodinâmicos, usam pneus slicks (lisos) e são capazes de atingir velocidades um pouco maiores que os off-roads.
Esta era uma pergunta importante até um tempo atrás, porém hoje em dia ela deixou de ser significativa em razão das políticas dos fabricantes. Os preços do modelos tém caido bastante nos últimos anos devido ao fato das fábricas venderem os carro já montados e com a parte eletrônica (rádios e servos) já instalados. São os modelos chamados RTR ("ready to run" ou prontos para correr) que são imbatíveis nos preços mais acessíveis, como no quesito facilidade: normalmente basta retirá-lo das caixas, colocar pilha no sistema de rádio e combustível no carro para partir para a diversão. É recomendado sempre começar no hobby com um RTR, pois os RTRs aliam uma ótima relação custo/benefício com modelos projetados para hobbystas sem muita experiência, o que facilita em muito a vida de quem está começando.
Os kits para montar exigem mais tempo e dedicação do piloto. Porém, isto não é necessariamente uma desvantagem: o processo de montagem do carro gera um conhecimento precioso para a manutenção do carro. Porém, hoje em dia, só são encontrados, para montagem, modelos profissionais de competições que tem custo elevado.
Os carros à combustão são a grande atração. O barulho da aceleração e a possibilidade de ajustes e, por outro lado, o prazer da manutenção e do colocar a mão na massa é o atrativo principal dos carros à combustão. Mas atenção: os automodelos na escala até 1/8 não utilizam gasolina como combustível, mas sim um combustível especial a base de metanol e nitrometano.
Os carros elétricos também tem suas vantagens. A principal é que não fazem barulho, permitindo quem mora ao lado de vizinhos chatos também praticar o automodelismo. Além disto, são mais fáceis de manter.
4x4 ou 4x2? 1:10, 1:8 ou 1:18 (1 para 18)? Afinal de contas o que é isso?
4X4 são os carros com tração nas quatro rodas e, portanto, 4x2 são aqueles carros com tração em apenas duas rodas (normalmente nas rodas traseiras). Os carros 4x4 são os mais fáceis de dirigir, são mais "grudados" e tendem a "escapar" menos nas curvas e/ou terrenos acidentados. São a primeira opção para iniciantes. Os carros 4x2 são mais ariscos, tendem a sair mais nas curvas e são um pouco mais difícil de dirigir, porém a emoção é maior.
Um para dez (1:10) é a escala do automodelo. Quando maior o segundo número, menor o automodelo. Assim um automodelo 1:10 é maior que um 1:18 (1 para 18). Funciona assim: na escala 1 para 10, cada dez centímetros da carro original é representado por um centímetro do automodelo em escala.
A primeira dica: se você planeja andar junto com um grupo de amigos ou conhecidos, compre um carro igual ou da mesma categoria dos carros que estas pessoas utilizam. Vai ser mais divertido e imprevisível tirar "rachas" com carros iguais ou compatíveis entre si. Um carro muito lento ou muito mais rápido que os outros, irá sempre ficar para trás ou ganhar. Se você não tem experiência nenhuma, também é importante você adquirir um carro que seja conhecido pois, se o bicho apertar, você poderá conseguir uma ajuda de um piloto mais experiente.
A segunda dica: todo mundo adora dar palpite no mundo do automodelismo. Todos tem a certeza de saber qual é o melhor carro e qual a melhor forma de fazer isto ou aquilo.
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